AGROMARG RESUME 03/01/2022

Tudo que você precisa saber hoje

AGROMARG RESUME 03/01/2022

 

MACRO ECONOMIA bolsas operam em alta na manhã desta quarta-feira, no aguardo da divulgação da última ata da reunião do Fomc, além de diversos indicadores de atividade econômica dos Estados Unidos, hoje também serão divulgados a pesquisa de vagas de emprego e rotatividade de mão de obra americana. A atividade empresarial da zona do euro contraiu menos do que se pensava no final do ano passado, uma vez que as pressões sobre os preços diminuíram, de acordo com uma pesquisa. Na China os investidores esperam por estímulos políticos. O yuan da China pairou em uma alta de quatro meses em relação ao dólar, depois que seu ministro das Finanças prometeu intensificar a expansão fiscal. Autoridades globais de saúde tentaram determinar os fatos do surto de COVID-19 na China e como evitar uma disseminação maior enquanto o jornal porta-voz do Partido Comunista reunia os cidadãos nesta quarta-feira para uma "vitória final" sobre o vírus.

PETROLEO preços caíram 4%, pressionados por dados fracos de demanda da China, uma perspectiva econômica global sombria e um dólar americano mais forte. O WTI Futuros, referência nos Estados Unidos, tinha queda de 2,37%, a US$75,11. Já o Petróleo Brent Futuros recuava 2,39% a US$80,14.

COMMODITIES AGRICOLAS quase todas fecharam no vermelho ontem, hoje o cenario tenta reverter, mas milho e trigo continua em baixa na CBOT. Os preços do milho ficaram estáveis nesta terça-feira no mercado doméstico, com o baixo volume de negociações, um possível viés altista para os próximos dias pode ser as perdas da safra de milho verão no Sul do País, devido à irregularidade das chuvas no Rio Grande do Sul. As perdas do trigo, substituto do milho na produção de ração, contribuíram para o recuo do milho no BR. Outro fator que pesou sobre as cotações foi a desvalorização do petróleo, que reduz a competitividade relativa do etanol.

COMPLEXO SOJA noturno na CBOT em baixa para todo o complexo, em Dalian alta para o farelo e óleo de soja. O clima continua como o fundamento de maior movimentação. Chuvas em áreas produtoras da Argentina e a valorização do dólar ante as principais moedas e em relação ao real pesaram sobre as cotações. Um movimento de embolso de lucros após cinco pregões consecutivos de alta também pressionou os contratos. O aumento de vendas do óleo de palma dá sustentação ao óleo de soja, tecnicamente a tendência é de alta. Na UE, as importações de farelo de soja safra 2022/23 totalizaram 8,04 milhões de toneladas, uma queda de 3% em ao ano anterior.

BRASIL os investidores aguardavam a divulgação do índice de preços aos produtos e pelo PMI de serviços, mas com o cenário político ainda no centro das atenções. O Índice de Preços ao Produtor (IPP) apresentou queda de 0,54% em novembro de 2022, contra recuo de 0,86% em outubro, segundo IBGE.

DOLAR com investidores ajustando posições após disparada recente da divisa norte-americana para um pico em cinco meses, diante de temores sobre a agenda econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Às 9:10 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,01%, a 5,4532 reais na venda.

Olá, deixe seu comentário para AGROMARG RESUME 03/01/2022

Enviando Comentário Fechar